Jaqueline Winter - Ardentes Pedaços de Mim

Todos os Direitos Reservados. * Espaço de arte, poesia, eventos, notícias, Eu, Você, Nós! Contato E mail: jaquewinter@hotmail.com

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Uma retrospectiva bem próspera e na validade.


    Eu acredito nas mudanças, ainda há tempo e vale a pena estar aqui.
    Nem tudo depende do ponto de vista.
    No caso do jogo de futebol e seu resultado sim, dois exemplos de ponto de vista:
    O Bayern continua sem vencer o Atlético Mineiro, pois eles nunca chegaram a jogar juntos. Então, apesar do Atlético ter perdido o jogo para o Raja Casablanca, ele continua sem perder para o Bayern, parece óbvio; e é.
     Romário esta com uma modelo transexual, o que isso acrescenta na sua vida criatura? NADA. Deixa ele, com os desejos que são dele, com o prazer e satisfação dele e deles... se é verdade ou não, não me interessa, não te interessa. Veja e reconheça o que Romário esta somando na nossa política, olhe pelo outro lado, a vida íntima dele não te pertence. Me diga que você não tem seus desejos ocultos, seus temores, seus “vacilos”? Se preocupe quando seu vizinho, um amigo, um aluno, um professor te relatar um caso de abuso com crianças envolvidas, um maltrato a um idoso, a um animal. Ai você deve se incomodar e ajudar. Ai sim acrescentará algo na sua vida em ajudar o outro que esta vulnerável na situação.
    Eu tenho nojo de pessoas preconceituosas, pessoas que julgam sem ouvir a outra parte, que se acham donos da razão. Pessoas que fazem jogos pra se prevalecer, tenho muito preconceito com gente assim: ardilosa, venenosa, omissa, incompetentes para viver (sim pois pra viver tem que ter competência), suja no sentido mais imundo da palavra, abusiva, turva, dissimulada, que se esconde atrás de uma religião e se faz de boa gente, gente que cria bombas, discórdia.
    É fácil olhar para o outro, que tal cada um olhar pra si e deixar o outro com ele mesmo. Compre um espelho, talvez esteja faltando isso na sua vida e; toda vez que for julgar alguém sem propriedade, antes pare e dê uma encarada olho no olho: você com você. A vida foi dada a cada indivíduo por isso, cada um que cuide da sua. Se você não pode somar nesse mundo, é melhor você sucumbir e cantar pra subir ou descer, pois seu futuro é um nada na vida do outro. Seja esse outro qualquer Ser que esta vivo, até uma barata eu respeito mais que você.
     E se você esta lendo numa boa, ótimo continue. Mas se você esta sentindo queimação na cara, raiva de mim, desdém. Um bom sinal, bateu lá dentro. Não pare por gentileza, leia tudo até o final e aproveita isso e vê se muda. Até a muda muda... você também pode mudar pra melhor, basta querer.
    Quando eu lecionava minhas aulas de Artes Cênicas (e amava fazer isso), sempre me deparava com casos difíceis e sempre tentei ajudar, mudar. Já “dei” aulas em comunidades de escolas públicas, escolas médias e escolas muito caras nas suas mensalidades. Então, com propriedade relato os dois lados que vivi por 14 anos.
Estava numa escola na comunidade do Rio de Janeiro e soube que um dos meus alunos estava furtando fios de cobre na madrugada. Na semana seguinte chamei o em particular e pedi a todos que fossem embora e me tranquei na sala com ele. Questionei o e por nos darmos bem, ele se abriu. Um rapaz de 22 anos. Quando disse que ele estava errado e não queria notícias ruins dele, ele riu. Pedi que não risse, pois o caso estava sério e em breve iria vê lo no cemitério. Ele disse que era bobagem minha (a frase foi recheada de gírias e palavrões), eu estava determinada, não queria vê lo morto. Então disse a ele que se soubesse dessa história de novo, eu iria tomar outras providências. Enfim o clima esquentou e ele se levantou, eu também me levantei e ai eu enfiei a mão no ombro dele e o coloquei na cadeira exigindo respeito e que ele me ouvisse, pois eu tinha mais idade e mais vivência do que ele. Por um instante ficamos mudos e ambos choramos. Ele se levantou puto de raiva e saiu porta afora. Nunca mais assistiu minhas aulas, mas eu o passei dando presença, conceito e respeitando o momento dele. No ano seguinte estava nessa mesma escola “dando” aula e a porta se abre, era ele. Ele disse alto: ai professora Jaque quero trocar uma ideia com a senhora, rola? Eu disse: claro que sim e como fiz no ano anterior, liberei a turma e me fechei na sala com ele. Sinceramente não sabia o que iria acontecer, nos sentamos. Ele me pediu que ficasse em pé, assim o fiz e para minha surpresa ele me abraçou chorando e disse: Muito obrigado pelo tapa que a senhora me deu, depois daquele dia eu nunca mais roubei e hoje trabalho como cobrador de van. Ninguém nunca me chamou a atenção assim. Eu não assisti mais sua aula pois senti vergonha de mim.
    Pra mim uma vitória gloriosa, menos um na criminalidade. Chorei junto com ele e feliz eu relato aqui um caso que nunca contei, mas diante dessa retrospectiva que aqui faço, não posso me furtar de dizer o quanto ainda acredito que tudo pode mudar e ficar bem.
    Me faço perguntas sem respostas, por mais contraditório que somos, o bom senso deveria prevalecer sempre e a humanidade também. Humanidade é o que engloba as características da natureza humana. Pra mim é um equívoco essa definição.
Um ser que se diz humano, não pode nunca nessa vida ter a maldade, a demência e o ímpeto de chutar um cão na cabeça e mata lo simplesmente por que ele entrou num restaurante e se deitou embaixo da mesa aguardando seu dono? Como assim? É foi isso. Esse lixo não reciclável nem conhece as palavras por gentileza. Era pedir a seu dono que ali estava, ou a alguém, que o animalzinho seria colocado lá fora à espera do dono, ou outra solução menos agressiva.
    Como pode o tal Ser Humano abandonar um animal, testa lo em laboratório, mata lo por matar, matar pra vender um chifre, uma pata, abandonar uma criança e por ai vai. Prefiro parar por aqui, pois me causa um mal estar tremendo relembrar as coisas que já ouvi, li e vivenciei. 
    Cada um tem dentro de si vários casos e situações pra contar a respeito dessa maldade humana certo? Pois me pergunto e te pergunto, o que nós fizemos no momento em que podíamos fazer algo? Todos nós podemos sim fazer algo.
    Que tal nessa retrospectiva fazermos juntos uma reflexão e imediatamente nos posicionarmos diante da vida. Uma vida sem tanto consumismo, um mão na mão, um com licença, um agradecido, um bom dia, um como esta? um precisa de ajuda? um pode me ajudar? esse pouquinho somará tanto, vai por mim. Nós possuímos coisas que nem tocamos, coisas que estão no nosso armário há anos. Dê, passe pra frente, troque, faça um bazar, venda, rife, sei lá. Seja criativo, todos somos, basta a gente querer e se permitir.
    Não nos dá uma sensação maravilhosa quando acontecem coisas boas na nossa vida? Então faça isso ser contagioso, passe adiante, deseje o bem a todos, releve, relaxe, perdoe o que você der conta de perdoar, desculpe o que puder ser desculpado. Viaje, vibre, seja leve, faça coisas que alegre sua alma, coisas que, com certeza fará Deus se orgulhar de você. Faça Deus sorrir. Faça coisas onde você sentirá orgulho de você mesmo.
    Eu tenho um orgulho de mim, que bate na terra e alcança o céu. Nunca fui sacana com ninguém, nunca prejudiquei ninguém pra me favorecer; e mais um monte de coisas legais que sei a meu respeito. Por isso me respeito tanto. Tenho minhas dificuldades sim, meus percalços, sim. Mas sempre peso o que mais a pessoa tem de bom e precioso em seu caráter. Deito e durmo numa boa, tenho paz de espírito e não tenho o menor problema de falar bem de mim, de falar meus defeitos, afinal eu sei que eu valho a pena. E penso que a gente tem que se avaliar, melhorar, mudar e crescer.
     Que a partir de hoje, nada de esperar a virada do ano, a partir de hoje: faça pela sua vida, pela vida de quem você ama, pela vida dos animais, das plantas, enfim de todos os Seres Vivos e presentes no presente.
     Eu desejo que nossas  vidas, sejam vidas plenas de atitudes boas, coloridas, alegres, saudáveis, com trocas prazerosas, trocas agradecidas... sabendo que juntos a gente demora, mas chega lá. 
    Vamos lutar sem armas, mas com um coração gigante de pessoas humanas que querem ver o bem vencer o mal. Por menor que esse mal esteja, acabe com ele na raiz. Antes que essa raiz se torne “quadrada” e raiz “quadrada” é careta, é pouco prática, ela emperra, é nociva, é enquadrada, não flui, não gira. Deixe que as coisas fluam, deixe o bem vir, não se intimide e nem tenha vergonha de ser da legião do bem, uma legião urbana, uma legião rural, uma legião astral do bem.
    Por gentileza, venham com a gente, nós já estamos nessa há algum tempo e podemos dizer pra você e pra vocês que vale a pena ser assim.
    Plenitude de hoje em diante nas suas vidas e na vida da nossa mãe terra é o que desejo!!!

                                                                                Jaqueline Winter
                                                        Feliz na madrugada de 19/12/13