Jaqueline Winter - Ardentes Pedaços de Mim

Todos os Direitos Reservados. * Espaço de arte, poesia, eventos, notícias, Eu, Você, Nós! Contato E mail: jaquewinter@hotmail.com

terça-feira, 13 de abril de 2010

Reiki, suas origens e lendas


Origens do Reiki - As verdadeiras e as lendárias

Foi Mikao Usui, nascido a 15 de Agosto de 1865 na aldeia japonesa de Taniai, quem “recebeu” e depois estruturou o Reiki como sistema de cura.

Quando jovem, Usui estudou kiko, a versão japonesa do Qi Gong. Desde essa época começou a interrogar-se sobre se não existiria um sistema que permitisse curar sem requerer um acumular de energia internamente, respiração e posições especiais destinadas a activar a mesma e, sobretudo, sem pagar por isso com uma exaustão esmagadora. Como sabemos, só veio a obter do céu tal resposta bem mais tarde na sua vida…

Já adulto, conheceu outros países do Oriente e viajou até ao Ocidente, nomeadamente até à Europa. Imbuído de grande sede de conhecimento, estudou os mais variados assuntos, entre os quais medicina e as mais variadas matérias ligadas e facilitando o desenvolvimento espiritual, chegando a fazer parte de um grupo metafísico (Rei jyutu Ka) em que foi aceite por possuir capacidades psíquicas já então bastante acuradas.


 
Tão completa educação moldou-o para o sucesso profissional. Fez carreira na Administração Pública, primeiro como Secretário de Shinpei Goto, depois dirigindo o Departamento de Saúde e Segurança Social. O coroar deste percurso foi a presidência da Câmara de Tóquio. Ao longo desta carreira, foi conhecendo pessoas influentes que mais tarde lhe deram a mão quando decidiu enveredar pela área dos negócios. Infelizmente, em 1914, esta sua actividade atravessou uma fase desastrosa, levando-o a uma crise que acabou por o fazer optar por se tornar monge budista.

Em Março de 1922, voltou ao monte Kurama onde aprendera Kiko e começou então um retiro de 21 dias, pontuado por jejum, cantos, prece e meditação e, nomeadamente, por uma meditação destinada a purificar e abrir o chakra da coroa e que consistia em ficar de pé sob uma pequena cascata artificial. Perto do fim deste retiro recebeu então o Reiki numa intensa experiência de iluminação (satori): a energia penetrou e envolveu todo o seu ser como uma iniciação, expandindo amplamente a sua consciência. Compreendeu de imediato que acabava de receber o que esperara receber durante toda a vida - o poder de curar os outros sem sofrer física ou mentalmente por isso.
 
Usui começou por usar o Reiki em auto-tratamento, passando depois a tratar os membros da sua família mais próxima. Em Abril, mudou-se para Tóquio onde fundou uma associação a que chamou “Usui Reiki Ryoho Gakkai” que significa “Associação de Cura Reiki Usui”, e que ainda hoje existe como uma clínica. 
 
Simultaneamente começou a ensinar Reiki, dividindo essa formação em seis graus, considerando o primeiro como sexto grau e assim sucessivamente. Os primeiros quatro chamavam-se Shoden ou nível de iniciação (que Takata comprimiu no nível I que ensinava); o quinto chamava-se Okuden ou ensino interior e dividia-se, por sua vez, em Okuden Zenki (1ª metade) e Okuden Koko (2ª metade). O mestrado chamava-se Shinpiden, ou seja, Ensino do Mistério. Sublinhe-se que Usui não usava o título de Mestre e que esta apelação foi escolhida por Takata ao ensinar este nível nos anos 70.

Esta designação induzia e ainda induz em erro quem a escuta no mundo ocidental pois tem subentendida a noção de “iluminação” que é literalmente errada já que, ao contrário de Usui que é caso único, os que vieram depois dele a ensinar Reiki receberam essa capacidade de outro dito “mestre” e não directamente da Fonte. Em português, e nas outras línguas latinas, no entanto, a designação não é tão susceptível de induzir em erro já que não remete correntemente para a noção de alguém dotado de uma espiritualidade superior, pois significa, em muitas outras áreas, apenas professor, como nas artes plásticas, ou então, ainda menos ambiciosamente, significa tão só artífice ou marinheiro.

 
Mikao Usui passou pela sua grande prova de fogo, em 1923, aquando de um dos mais devastadores tremores de terra que jamais atingiram o Japão. Ele e os seus discípulos tiveram então a infortunada ocasião de tratar com Reiki milhares de pessoas, traumatizadas quer física quer psiquicamente. Para se ter uma noção da destruição, basta dizer que as vítimas mortais do referido terramoto ascenderam a 140 000.
 

Em 1925, Usui abriu uma clínica maior e começou a viajar por todo o Japão para transmitir o Reiki ao maior número dos seus conterrâneos. Afirma-se que ensinou mais de 2000 pessoas e formou dezasseis Mestres. A generosa preocupação dele era levar o Reiki ao maior número de pessoas e espalhá-lo em seguida por todo o planeta. Nem se poderia imaginar que um ser assim iluminado pudesse defender que tão grande benção devesse restringir-se a certos eleitos… Ele sabia que se muitos o praticassem o mundo acabaria por ser bem melhor. O governo japonês acabou por o agraciar com a medalha Kun San To destinada a distinguir os que mais meritoriamente põem a sua vida ao serviço dos outros.

Mikao Usui morreu de um ataque de coração fulminante, a 9 de Março de 1926. Junto do seu túmulo, no Templo Sahoji, em Tóquio, encontra-se um imponente memorial cuja longa inscrição relata a sua vida e o seu trabalho com o Reiki e que foi erigido por J. Ushida que se tornou Presidente da Usui Reiki Ryoho Gakkai após a morte do seu fundador. Esta Associação tem hoje como Presidente Masayoshi Kondo, o sétimo desde Usui.

Os ocidentais podem constatar surpreendidos que Hayashi não se encontra entre estes sete. Com efeito, Chujiro Hayashi afastou-se da Associação aquando da morte de Usui, vindo a criar a sua própria Associação. No decurso da sua actividade com Reiki desenvolveu técnicas e posições de tratamento muito próprias a que, mais uma vez, teremos acesso graças a um livro de Frank Arjava Petter cuja publicação em inglês ocorreu na Primavera de 2003. Curiosamente, para quem conhece a saga do Reiki no Ocidente, sabemos hoje que, tal como Usui, também ele jamais pretendeu ser ou intitular-se Grão-Mestre.

Fonte: Rogéria Cruz

Terapia Reiki

O Reiki é um sistema de cura pelo toque das mãos, de incomparável simplicidade e eficácia. A técnica consiste em energização de pontos chave de nosso corpo (chacras) utilizando uma energia cósmica chamada Reiki, de origem japonesa que é resultado da união dos fonemas REI e KI.

REI significa a força cósmica, a energia universal, a essência energética cósmica que a tudo interpenetra. KI é a energia da força vital, sem o KI não ha vida.


Nos seres humanos a energia circula de forma livre pelos caminhos sutis: Chacras, Meridianos e Nadis. Também percorre o campo energético, nossa Aura. Essa energia alimenta órgãos e células, regulando ainda as funções vitais. Se há bloqueios na livre circulação energética, prejudicando o transito, advém o desequilíbrio e a conseqüência no corpo Físico. Esses bloqueios, ocorrem muitas vezes por excessos cometidos de naturezas diversas quando o corpo libera energias que produzem barreiras impedindo o fluxo de energia vital, atuando no corpo físico e criando a “doença”.


O REIKI se utiliza desta energia cósmica e distribui cura ao passar pelo bloqueio do campo energético, elevando o nível vibracional em todos os nossos corpos, dissolvendo barreiras formadas por nódulos originados em pensamentos e sentimentos prejudiciais, aumentando infinitamente a qualidade da vida.


A Cura pelo toque é tão antiga quanto a história do homem. Essa nos mostra a prática do REIKI por Jesus, Buda e outros Avatares; Já na Bíblia sagrada uma técnica semelhante ao Reiki era ensinada (veja Tiago 5); na época era mandado que se fossem impostas as mãos sobre um determinado indivíduo e magnetizasse sua cura. Muitas outras semelhanças também são encontradas em diversas filosofias religiosas.


É importante dizer que o Reiki é uma Terapia reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e que sua aplicação é simplesmente a energização de pontos energéticos em nosso corpo através das mãos do Terapeuta, tratando diversas moléstias como uma simples TPM, Dor de Cabeça e até o Câncer ou ainda previnindo Angustia, Estresse e outros.


Em uma sessão de Reiki, que leva inicialmente 35 minutos, o cliente permanece deitado enquanto o terapeuta ao som de mantras e meditações, impõe suas mãos nos pontos determinantes, os resultados são ótimos e muitas vezes são sentidos na primeira sessão.


Existem diversas técnicas de utilização da energia Reiki; O Tradicional, Karuna KI, Seichim, Tera Mai, Lightarian, Angel Link e tanto a aplicação como o aprendizado podem ser feitos a distância.


Tratamento Reiki a Distância


Cura a distância significa fazer contato com uma pessoa que não está na sua presença física. A distância não é importante, pois tempo e espaço não existem na realidade espiritual. A realidade espiritual corresponde à união da trindade mística e à ausência de dualidade, Não existem regras rígidas regendo a sua aplicação. A maioria das pessoas começa a usar a técnica da cura a distância'imediatamente. Você poderá enviar energia a distancia enquanto se sentir confortável agindo assim.

A cura a distancia é de grande utilidade quando o contato direto pode ser doloroso, quando ha risco de contágio para o REIKIANO ou de infecção para o receptor; também nos animais quando estão violentos, ou o acesso seja muito difícil.


Na cura a distancia deve o REIKIANO sempre manter sua atenção e consciência na aplicação, observando o que ocorre. Isso é necessário porque na aplicação forma-se um Elo de ligação com a pessoa a quem se da a cura. Ocorre uma conexão com todos os níveis energéticos, irradiando-se a energia do 7º ao 1º nível.


É recomendável, que sempre que possível, seja combinada a hora mais adequada para a energização, pois algumas pessoas costumam ficar sonolentas e até dormirem, perderem reflexos e coordenação motora, sentirem calor, calafrios e pressão na cabeça, isso momentaneamente.


No REIKI existem diversos métodos de cura a distancia, como por exemplo a TÉCNICA DA REDUÇÃO, TÉCNICA DO SUBSTITUTO, TÉCNICA DA FOTO e a TÉCNICA DO JOELHO todas estas utilizadas com resultados impressionantes em todo o mundo.


Estudos e pesquisas, por Jaqueline Winter

Rio de Janeiro,  13 de abril de 2010